segunda-feira, 16 de maio de 2011

DIETA DO COLÁGENO!! ESSA É BOUA!

Dieta do colágeno
Proteína é nova promessa contra o envelhecimento
da redação
16/10/2009  
 
A novidade vem do outro lado do mundo. Para retardar o envelhecimento da pele, as japonesas estão recorrendo à cozinha. Tanto que, no Japão, cresce o número de restaurantes especializados em servir pratos ricos em colágeno. Do que se trata? Na versão brasileira, algo como pés de frango, porco e rabadas liberadas no cardápio. Especialistas daqui apóiam a novidade.

Segundo o jornal britânico Telegrafh (em inglês), as iguarias são servidas em potes quentes que vêm com a proteína e que podem ser consumidas com legumes, carne ou peixe. Além de restaurantes especializados neste tipo de culinária, supermercados e lojas de conveniência japonesas também oferecem podutos como macarrão, doces e suplementos, ricos em colágeno.

O colágeno é uma proteína de origem animal muito importante para o organismo humano. A nutricionista e professora de Tecnologia em Alimentos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Márcia Madeira, explica que a substância também faz parte do nosso organismo, mas é através da alimentação que sintetizamos a proteína.

“A maior parte de nosso organismo, algo em torno de 70%, está ligado a proteínas e aminoácidos, e o colágeno também está incluído. Entretanto, precisamos ter matéria prima para sintetizá-lo, e é aí que entra a importância de ingerir alimentos ricos em colágeno”, afirma a nutricionista.

No combate ao envelhecimento, a proteína é uma grande aliada, uma vez que a substância é responsável pela sustentação e rigidez da pele. “O colágeno é a proteína de sustentação, que dá rigidez e firmeza. Uma pele mais flácida pode estar indicando a falta de colágeno no organismo”, observa Madeira.

Para manter a pele no lugar, a substância tem ganhado cada vez mais espaço dentro da cozinha. Aqui no Brasil, também é possível aliar a comida ao combate do envelhecimento. “Um dos alimentos mais ricos em colágeno é o pé de frango, se você cozinhar com água e deixar esfriar o caldo, verá o caldo gelatinoso que se forma, dando origem à gelatina, também muito importante para manter a sustentação da pele”, afirma Márcia.

Alimentos como frango com ossos e cartilagens, rabada, pé de porco e canja de galinha também possuem uma grande concentração de colágeno, e estão liberados. “Para melhorar a absorção da substância, aconselho a ingestão de vitamina C (limão, laranja, tangerina), sem contar os minerais e vitaminas que devem fazer parte da alimentação diária”, explica a nutricionista.

Assim como tudo que diz respeito à alimentação, equilíbrio é a palavra-chave. “É muito importante deixar claro que nada em excesso faz bem para nosso organismo. Portanto, quanto mais equilibrada for a alimentação, melhor. O combate ao envelhecimento depende de uma série de fatores, e não somente do colágeno”, finaliza Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário