segunda-feira, 16 de maio de 2011

INAUGURAÇÃO ANTECIPADA DA ESTAÇÃO PINHEIROS DO METRÔ


SP antecipa integração da Linha 4 do 



Metrô e inauguração de duas estações


Anúncio foi feito nesta manhã durante inauguração da Estação Pinheiros.
Linha 4-Amarela já tem quatro estações em operação.

Juliana CardilliDo G1 SP
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na manhã desta segunda-feira (16), durante a inauguração da Estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela do Metrô, a antecipação da integração com a Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A integração, que estava prevista para o dia 30 de junho, acontecerá, segundo o governo, no dia 2 de junho, com a conclusão das obras da passarela de acesso. Com isso, o usuário que desembarcar na Estação Pinheiros do Metrô poderá acessar a estação de mesmo nome da CPTM sem pagar outra tarifa.
O governador antecipou a integração de outras duas estações da Linha 4-Amarela – Luz e República -, que estavam previstas para dezembro. Agora, segundo Alckmin, as novas estações começarão a funcionar em outubro.
“Com essa integração essa linha passa de 50 mil passageiros para 240 mil passageiros por dia. Estamos procurando antecipar de dezembro a no máximo outubro a entrega de República e Luz, e passaria pra 700 mil passageiros a linha 4”, explicou o governador.
A falta de integração com a CPTM foi uma das reclamações dos passageiros que começaram a usar a Estação Pinheiros nesta manhã. “Vai ser ótimo porque não vou precisar mais de ônibus, mas tive que andar bastante da CPTM até aqui e paguei duas tarifas. Achei que ia estar integrado”, afirmou a vendedora Fátima Costa.
“Podiam ter esperado para inaugurar as duas juntas, assim parece que está inacabado. Não sei se vou usar enquanto não integrar com o Metrô, fica caro”, afirmou o estudante Carlos Ferreira.
 
Estação Pinheiros do Metrô (Foto: Arte/G1)
O governo chegou a estudar a possibilidade de dar tíquetes gratuitos para a integração dos dois transportes enquanto a passarela que vai ligar as duas estações não ficar pronta.
Entretanto, a ideia não se mostrou válida, segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. “Nesses dias que nos afastam até lá nós vamos preparar todas as equipes, vamos treinar. A perspectiva para dar um bilhete para integrar não se mostrou razoável porque a região à noite ou de manhã não é muito segura para andar a pé. Dia 2 de junho nós vamos integrar normalmente, sem a necessidade de dar o tíquete”, afirmou.
Integração com a CPTM será feita a partir de 2 de junho (Foto: Juliana Cardilli/G1)Integração com a CPTM será feita a partir de 2 de
junho (Foto: Juliana Cardilli/G1)
O secretário também afirmou que a pasta pretende antecipar para antes de 30 de junho o funcionamento das estações da Linha 4 até 0h. Atualmente, elas abrem 4h40 às 15h. “Nós tínhamos nos comprometido de abrir até 0h até o dia 30 de junho. A nossa ideia é trazer para antes. Como a integração será no dia 2, o tempo total também nós vamos avaliar a possibilidade de antecipar. Quem sabe uma semana de antecedência com a integração já nos dá segurança suficiente para estender o horário”, disse Fernandes.
Outra reclamação dos usuários foi a falta de banheiros abertos ao público. Segundo o governo, entretanto, eles já estão a disposição. “Aqui já tem banheiro, os banheiros estão abertos, e em 15 dias vai estar integrado com a estação da CPTM, que também tem banheiro”, disse o governador. “Dia 2 de junho, quando inaugurarmos a CPTM, os banheiros já vão estar prontos. Nós pegamos os banheiros que estavam feitos para os funcionários e deixamos também como uma opção para alguém que tiver necessidade”, afirmou o secretário Fernandes.
Linha 4A Pinheiros é a quarta estação da Linha 4-Amarela do Metrô a ser inaugurada. Em março, foi aberta a Estação Butantã. As estações Faria Lima e Paulista estão funcionando desde maio de 2010, todas ainda em fase de testes. A previsão é que a linha tenha 11 paradas, ao longo de quase 13 km, ligando a Luz, no Centro, à Vila Sônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário