SpaceX tenta lançar no espaço primeira cápsula comercial
Empresa pretende demonstrar que pode colocar um compartimento para tripulantes em órbita da Terra e trazê-lo de volta em segurança
Primeiro lançamento do foguete Falcon 9, em 4 de junho de 2010, na Flórida, EUA (Bruce Weaver/AFP Photo)
A empresa americana SpaceX, do engenheiro sul-africano Elon Musk, tenta nesta quarta-feira lançar, colocar em órbita da Terra e trazer de volta em segurança a primeira cápsula espacial comercial para tripulantes. É um teste crucial para a exploração comercial do espaço. Musk contou que pretende levar o homem a Marte em 10 anos com a SpaceX. Para que o empreendedor continue sonhando, os testes dessa semana precisam dar certo.A cápsula Dragon será lançada do centro espacial Kennedy, na Flórida (EUA). A SpaceX pretende mostrar que a cápsula pode decolar e se separar do foguete Falcon 9, orbitar a Terra, transmitir sinais, receber instruções, reingressar na atmosfera cinco horas depois e ainda ser recuperada, em algum ponto do oceano Pacífico. O lançamento estava previsto para terça-feira, mas problemas técnicos com o foguete Falcon 9 forçaram a empresa a adiar a decolagem.
A cápsula tem assentos para sete pessoas e um amplo compartimento de carga. Apesar de sua capacidade, não será tripulada no teste desta semana. No futuro, poderá levar astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário