terça-feira, 21 de dezembro de 2010

TENDENCIAS NAS ACADEMIAS PRA 2011


Veja as tendências nas academias para este verão

Stand up surfe migrou do mar para as piscinas do Rio. 
Em São Paulo, os espetáculos da Broadway ditam ritmo das aulas de dança.

Alícia Uchôa, Juliana Cardilli e Pedro TriginelliDo G1 RJ, G1 SP e G1 MG
verão 2011 - stand up surfeDo mar para as academias, o stand up surfe agora
começa na piscina e depois segue para o mar
(Foto: Montagem G1 com fotos de divulgação)
O verão começa nesta terça-feira (21), mas nas academias de ginástica, as novidades da estação mais quente do ano já tomam conta dos fãs da malhação. Na praia, altinho, frescobol e surfe são práticas do passado. É cada vez mais comum encontrar pessoas se equilibrando na ‘corda bamba’ sobre as areias da orla carioca. O slackline, que surgiu discretamente no verão passado, ganhou força total este ano. Outro esporte que começou tímido no mar e ganhou as academias é o stand up surfe.
A aula começa na piscina e, depois, quem quer, segue para o mar. “Tem gente que quer aprender a surfar, tem gente que só quer remar", conta Ylan Blank professor da Academia da Praia, na Barra da Tijuca, no Rio."Boa parte dos alunos, justamente por não surfar, acha que não vão conseguir ficar em pé”. Segundo ele, para quem ainda está na dúvida, a largura e espessura da prancha dão mais equilíbrio e fazem com que seja mais fácil aprender a fazer stand up do que surfar.
Investindo na dança
Em São Paulo, no meio da correria da cidade grande, fazer uma atividade física tem se tornado cada vez mais uma atividade que precisa ser prazerosa, para aliviar o estresse. Com isso, as academias paulistanas vêm investindo em aulas mais divertidas e menos engessadas. Para o verão 2011, as novidades são as aulas de dança inspiradas em musicais da Broadway, clipes musicais de artistas pop e ritmos que remetem às baladas.
Academia: Aula com base nos musicais da Broadway tem até chapéusAcademia: Aula com base nos musicais da Broadway tem até chapéus (Foto: Divulgaçao)
As duas primeiras estão disponíveis nas unidades da Fórmula Academia. Na Broadway Dance, os alunos fazem as coreografias de musicais como A Chorus Line, Cat’s, Les Misérables, Chicago e Cabaret. Outra alternativa na mesma academia é a aula de Clip Dance, na qual os alunos reproduzem os passos dos vídeos musicais mais populares na internet, de cantoras como Beyoncé e Lady Gaga.
Já a academia Bio Ritmo começa a oferecer em na segunda quinzena de janeiro a aula chamada de Sh’Bam, que une diversos ritmos: funk, street, dance, Techno, hip hop e dance. Os passos são simples e os alunos se divertem com hits antigos e atuais, como o tema do filme Flashdance e músicas de Lady Gaga. Nos dois casos, as academias apontam a sensação de prazer e o condicionamento físico como os maiores benefícios.
Exercícios com cordas
Na Academia Fórmula, em Belo Horizonte, uma das tendências para o verão é um circuito de exercícios com cordas, cones, elásticos e outros aparelhos. De acordo com o professor da academia e um dos idealizadores do projeto, Romney Esteves, os alunos realizam exercícios em que devem agachar, rolar, saltar e dependurar. Ainda segundo o professor, oito exercícios diferentes compõem o circuito. “A aula é uma tendência porque pode ser feita por pessoas de todas as idades e tem alto valor de perda calórica”, ele diz.
Na atividade, é trabalhada a musculatura de várias partes do corpo. “Nesta aula você trabalha a coordenação, a força explosiva, o equilíbrio e a resistência. Isso é uma tendência mundial”, disse o professor.
Exercícios com a corda fortalecem a musculaturaExercícios com a corda fortalecem a musculatura (Foto: Pedro Triginelli/G1)
O circuito tem duração de aproximadamente 55 minutos, divididos em 10 minutos de alongamento, 40 minutos de exercícios e 5 minutos para relaxamento.
Umas das alunas, Camila Martins Dornas, de 27 anos, diz que a aula é importante para quem pratica lutas e o gasto calórico é muito alto. “Várias pessoas podem fazer. Cada um tem seu tempo e seu ritmo. Pessoas de todas as idades podem participar da aula”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário